LAURA - RIO DE JANEIRO/RJ

DETALHES DO EVENTO

  • Data: 18/08/2018
  • Horário: 19H00
  • Classificação: - 14 anos
  • Site: https://ticketmais.com.br
  • Local: SALA MUNICIPAL BADEN POWELL
  • Duração: 80 minutos
  • Telefone: (21) 2547-9147
  • Celular: (21) 9867-54222
  • Email: salabadenpowell.cultura@gmail.com

ASSASSINATO EM 1982 INQUIETA ARTISTA 

E GERA PEÇA DE TEATRO SOBRE SUA AVÓ

Rastros da realidade sustentam a dramaturgia de “Laura”, a personagem título da peça é avó do ator Fabricio Moser, ela foi assassinada quando o neto tinha nove meses de vida

Partindo de um inventário de objetos, lembranças e fotografias familiares, entrevistas e registros em vídeo, arquivos e objetos reais, o solo autobiográfico Laura, uma criação do ator e diretor Fabricio Moser, retorna em cartaz no mês de agosto na Sala Baden Powell. A peça estreou em 2015 e desde então já realizou temporadas no Rio, em São Paulo, Belo Horizonte, Campo Grande e Dourados. 

Laura, personagem título da peça, foi morta em 1982, no meio da rua, em Cruz Alta, Rio Grande do Sul, por um desafeto amoroso de apelido ‘Candoca’, que em seguida, se suicidou. Fabricio, seu neto, nasceu em 1981, em Dourados, Mato Grosso do Sul, tinha nove meses na época da tragédia e não pode conviver com a avó materna. O trauma ocasionado pela forma como Laura morreu provocou o afastamento da sua figura do convívio familiar e sobre a sua história de vida se estabeleceu um vazio e raras lembranças. Residindo no Rio de Janeiro desde 2009 e após a morte dos seus pais em um acidente trágico em 2014, Fabricio Moser decidiu criar a peça autobiográfica, que já despertou matérias e textos críticos.   

Partindo dessa experiência e de uma pergunta ancestral: o que das avós há em nós?, a dramaturgia da encenação surge do jogo afetivo do artista, de familiares, de outros artistas e do público, em meio aos diversos rastros de um passado comum. Através de dispositivos dramáticos e coreográficos, performáticos e visuais, os elementos documentais que sustentam a peça são revelados com o público, que também se torna um protagonista da obra, na medida em que pode narrar suas tragédias, compartilhar um café com os presentes ou deixar mensagens para as avós junto a centena de outras que foram escritas e que compõem o cenário. 

Para Cassiana Lima Cardoso, doutora em Literatura e professora da UERJ, a peça “lembra o poema ‘Tragédia Brasileira’ de Manuel Bandeira, e “a jornada de Fabrício é a jornada de um herói que não quer distinguir o real da ficção, costurando sua dramaturgia com a mesma linha com a qual são tecidos os sonhos”. Para o crítico de teatro Rodrigo Monteiro, Laura se coloca “ao lado de “Mamãe”, de Álamo Facó; de “Processo de Conscerto do Desejo”, de Matheus Nachtergale; e de “Estamira – À beira do mundo”, de Dani Barros, entre outros, todos esses monólogos em que seus intérpretes/realizadores tematizam suas próprias histórias e relações familiares”. 

Com a encenação de condutas e situações relacionadas a Laura, como o ofício de cartomante e benzedeira, a montagem ilumina uma história silenciada, para descobrir quem foi essa mulher, filha, mãe e avó, e quais circunstâncias marcaram sua vida e morte e como elas se relacionam com a família e o neto que não a conheceu, o ator sul-mato-grossense Fabricio Moser. Se a forma como Laura morreu silenciou a sua trajetória de vida, na peça esse evento trágico se inverte, gerando um encontro teatral e evocando a presença da personagem. 

O sul-mato-grossense Fabricio Moser é bacharel, se formou na UFSM (2006), e mestre em Artes Cênicas, pela UNIRIO (2011), e está radicado no Rio de Janeiro desde 2009. Trabalhou no Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, lecionando e produzindo projetos e eventos artísticos, atuando ou dirigindo peças e grupos, como o Hendy e o Teatro de Maquinaria. Os trabalhos realizados por Fabricio nessa vertente autobiográfica, que inclui duo SOBRE DESVIOS, criado com Cadu Cinelli e que circulou por cidades do Brasil, Portugal e Espanha, são tema de críticas especializadas e artigos em revistas como a Questão de Crítica (RJ), Sala Preta (USP) e Pós (UFMG).  


FICHA TECNICA

Criação e Atuação: Fabricio Moser

Colaboração Artística: Ana Paula Brasil, Cadu Cinelli, Francisco Taunay, Gabriela Lírio, Nathália Mello e Rafael Cal

Assistência de Produção e de Palco: Ricardo Martins/Eduardo Almeida

Programação Visual: Bruno Morais


As informações aqui relacionadas são de responsabilidade da produção do evento.

Ingressos disponíveis

Venda online encerrada!
Adquira seus ingressos nos pontos de venda credenciados ou na bilheteria do evento conforme disponibilidade.

FORMA DE RETIRADA / ENTREGA

Retirada na bilheteria no local do evento - LAURA - 18/08/2018 - SALA MUNICIPAL BADEN POWELL

AVENIDA NOSSA SENHORA DE COPACABANA 360, COPACABANA, RIO DE JANEIRO - RJ 22050-002

Documentação necessária para retirada dos ingressos

  • Número do pedido.
  • Documento oficial com foto e cpf do titular da compra.
  • Cartão de crédito utilizado na compra.

Instruções de retirada

Somente o titular da compra pode fazer a retirada dos ingressos, mediante apresentação de documento com foto. Para retirada por terceiros, é necessária apresentação de procuração. Para gerar uma procuração, selecione opção Gerar Procuração nas infomações do seu pedido na seção Meus pedidos do Site.

Como cuidamos da sua segurança

Seguindo orientações das Operadoras de Cartão de Crédito, é indispensável a apresentação do cartão utilizado na compra para a retirada do ingresso para conferência de segurança, uma vez que as transações feitas pelas internet não são autenticadas com senha de usuário.

Central de Atendimento Ticketmais

Caso tenha dúvidas ou encontre alguma dificuldade em sua compra, estamos à sua disposição através dos contatos por telefone ou e-mail disponíveis na seção Fale Conosco de nosso site.

As informações do evento estão sujeitas a alterações pelo Organizador do evento. Acompanhe periodicamente a página para se manter informado sobre possíveis mudanças.

SALA MUNICIPAL BADEN POWELL

TEL: (21) 2547-9147
AVENIDA NOSSA SENHORA DE COPACABANA, 360
COPACABANA
RIO DE JANEIRO / RJ
22050-002

FORMA DE PAGAMENTO

  • 12 x
  • 12 x
  • 12 x
  • 12 x
  • 12 x
  • 12 x

Indique