A FESTA DE ANIVERSÁRIO - RIO DE JANEIRO/RJ

DETALHES DO EVENTO

  • Data: 24/06/2018
  • Horário: 19H00
  • Classificação: - 16 anos
  • Site: https://ticketmais.com.br
  • Local: TEATRO MARIA CLARA MACHADO
  • Telefone: (21) 2274-7722
  • Email: teatromclaramachado.cultura@gmail.com

Á “A FESTA DE ANIVERSÁRIO”, UMA DAS PRIMEIRAS OBRAS DE HAROLD PINTER, REESTREIA NO TEATRO MARA CLARA MACHADO, DIA 01 DE JUNHO, COM DIREÇÃO DE GUSTAVO PASO.

O espetáculo fez sua primeira temporada em setembro e outubro de 2017 no Teatro Poeira em Botafogo – RJ, sendo um grande sucesso de crítica e público, tendo duas indicações ao prêmio Cesgranrio de Teatro nas categorias de melhor atriz para Andréa Dantas e melhor iluminação para Bernardo Lorga.


Autor, poeta, roteirista e dramaturgo, Harold Pinter recebeu Nobel de Literatura em 2005 e firmou-se no século XX por oferecer ao público uma instigação do imaginário individual e coletivo, além de ter se destacado como um incômodo ativista político britânico.

 

Em A FESTA DE ANIVERSÁRIO, nem os componentes cômicos nem a ameaça subjacente constante devem ser desconsiderados. E, no entanto, os críticos raramente consideram Pinter como um dramaturgo cômico, apesar da alegação de inúmeros críticos e estudiosos das obras de Pinter, de que suas "comédias de ameaça são comédias reais, nas quais o humor se iguala ao horror a cada passo do caminho". Reestreia dia 01 de junho de 2018, às 21:00, no Teatro Municipal Maria Clara Machado.

No elenco estão: Andrea Dantas, Rogério Freitas, Marcos Acher,  Alexandre Galindo, Renato Peres,  Raíza Puget e André Poyart (musico em cena).



O grotesco e o sublime 

As comédias de Pinter, de fato, dependem de uma constante sobreposição de comédia e ameaça, convidando os leitores e o público a perceber concomitantemente esses elementos antagônicos. Nossa proposta conceitual é trazer à tona a relação do grotesco e do sublime na obra em questão, a exaustão de um texto recheado de informações para a criação a princípio parece-nos uma prisão, mas ao ser entendida em seus mínimos detalhes, nos liberta do autor para assim deflagrarmos o qual o cerne da questão. Assim nosso caminho foi trilhado pelo grotesco e o sublime de Jean-Pierre Jeunet e Marco Caro; o grotesco escatológico de Fellini; por Etore Scola mostrando a miséria em toda sua crueza em “Feios, sujos e malvados”; além de Werner Herzog e Peter Greennaway. 

Como uma alusão aos velhos (e novos) tempos onde artistas são perseguidos por inúmeras razões, raça, credo, posição política e etc. Uma alusão aos tempos onde artistas são massacrados por defenderem uma política mais justa para todos, onde artistas são chamados de vagabundos... Um tempo perigoso onde o tom de ameaça e o fundamentalismo dominante em todo mundo busca censurar quem discorda de quem está no poder, e Stanley Weber, nosso pianista, que foi aleijado do mundo dos concertos por forças extremas, é encontrado pela dupla Gold e Max, que não deixará mais Stanley exercer sua arte. Numa alusão aos regimes que angariavam artistas para protege-los e punia seus traidores ou até mesmo às piores ditaduras como no Ato Institucional número 5.

HAROLD PINTER: [Meus primeiros trabalhos são muito mais políticos do que parecem à primeira vista (...). Quando você olha para eles, eles estão muito mais perto de um olhar extremamente crítico em posturas autoritárias - poder do Estado, poder familiar, poder religioso, poder usado para minar, se não destruir, o indivíduo, a voz questionadora ou a voz que simplesmente se afastou da dominação e se recusou a fazer parte de um conjunto facilmente reconhecível de padrões e valores sociais]

Este fato se torna bastante contundente com os dias de hoje, já que vivemos a mercê do alto fluxo de informações sobre tudo e todos, onde o resultado são apenas julgamentos fugazes e relâmpagos que se contradizem à medida que recebemos novas gamas de informações. Diversas questões são exploradas por Harold Pinter e pelo grupo num lúdico, articulado e flexível espetáculo, conduzidos pelo jogo de cena desenvolvido meticulosamente pela direção.

Segundo Eric Kahane, “O teatro de Harold Pinter revela um universo singular, cômico e aterrador, feito de subentendidos, mal-entendidos ou puros equívocos. Nele observa-se, como se fosse ao microscópio, personagens que vegetam confusamente, de quem quase nada se sabe e que, de repente, explode num confronto em que as palavras são armas mortais. Estamos no reino do falso para se atingir uma verdade que é ainda mais falsa. As perguntas que se colocam não são aquelas que nos vêm à cabeça e a resposta, ou a recusa de responder limita-se a aumentar o abismo da incompreensão. O pudor torna-se violência, o sorriso ameaça, o desejo impotência, a vitória desfaz-se.”

“A combinação paradoxal de comédia e ameaça, um ‘o tom constante de ameaça’, 

com ‘a qualidade da comédia permanecendo inalterada’ 

(Wardle, 1958).

As informações aqui relacionadas são de responsabilidade da produção do evento.

Ingressos disponíveis

Venda online encerrada!
Adquira seus ingressos nos pontos de venda credenciados ou na bilheteria do evento conforme disponibilidade.

FORMA DE RETIRADA / ENTREGA

Retirada na bilheteria no local do evento - A FESTA DE ANIVERSÁRIO - 24/06/2018 - TEATRO MARIA CLARA MACHADO

RIO DE JANEIRO - RJ

Documentação necessária para retirada dos ingressos

  • Número do pedido.
  • Documento oficial com foto e cpf do titular da compra.
  • Cartão de crédito utilizado na compra.

Instruções de retirada

Somente o titular da compra pode fazer a retirada dos ingressos, mediante apresentação de documento com foto. Para retirada por terceiros, é necessária apresentação de procuração. Para gerar uma procuração, selecione opção Gerar Procuração nas infomações do seu pedido na seção Meus pedidos do Site.

Como cuidamos da sua segurança

Seguindo orientações das Operadoras de Cartão de Crédito, é indispensável a apresentação do cartão utilizado na compra para a retirada do ingresso para conferência de segurança, uma vez que as transações feitas pelas internet não são autenticadas com senha de usuário.

Central de Atendimento Ticketmais

Caso tenha dúvidas ou encontre alguma dificuldade em sua compra, estamos à sua disposição através dos contatos por telefone ou e-mail disponíveis na seção Fale Conosco de nosso site.

As informações do evento estão sujeitas a alterações pelo Organizador do evento. Acompanhe periodicamente a página para se manter informado sobre possíveis mudanças.

ENDEREÇO

RIO DE JANEIRO/RJ

FORMA DE PAGAMENTO

  • 12 x
  • 12 x
  • 12 x
  • 12 x
  • 12 x
  • 12 x

Indique