AGOSTO - RIO DE JANEIRO/RJ

DETALHES DO EVENTO

  • Data: 24/05/2018
  • Horário: 19H00
  • Classificação: - 16 anos
  • Site: https://ticketmais.com.br
  • Local: TEATRO MUNICIPAL CARLOS GOMES
  • Duração: 130 minutos
  • Telefone: (21) 2224-3602
  • Email: teatromunicipalcarlosgomesrj@gmail.com

Espetáculo que arrebatou o público e a crítica em 2017, AGOSTO chega ao Teatro Municipal Carlos Gomes em maio para curta temporada

Vencedor dos prêmios Pulitzer na categoria melhor drama e Tony na categoria melhor texto, August: Osage County, do americano Tracy Letts, tem sua primeira montagem no Brasil com o título “Agosto”, celebrando 40 anos de carreira da atriz Guida Vianna, que apresenta ao público uma extraordinária interpretação da protagonista Violet e foi vencedora do Premio Cesgranrio e indicada aos Premios Shell, Botequim Cultural e APTR por sua performance. 

Com direção de André Paes Leme, elenco composto por Guida Vianna, Letícia Isnard ,(indicada ao Premio APTR por sua atuação como a protagonista Bárbara)  Alexandre Dantas, Claudia Ventura (indicada ao premio APTR na categoria Atriz em papel coadjuvante) , Claudio Mendes (indicado ao Prêmio APTR na categoria ator em papel coadjuvante) , Eliane Costa, Guilherme Siman,tambpem tradutor do texto,  Isaac Bernat, Paulo Giardini ( que divide o papel com Isaac)  Julia Schaeffer, Lorena Comparato e Marianna Mac Niven, realização da Primeira Página Produções e Sarau Agência de Cultura,  A obra tornou-se mundialmente conhecida em 2013 ao inspirar o filme Álbum de Família, protagonizado por Meryl Streep e Julia Roberts.

A peça de Tracy Letts é uma contundente e emocionante história sobre conflitos familiares. Uma peça sobre o inconfessável, sobre o que fica entalado na garganta e sufoca. A história de uma família desconectada, desfeita, cujos membros insistiram na união o quanto puderam, da forma que puderam, mas que chega finalmente ao limite da desistência. Apesar de se tratar de um texto denso, forte, com todos os traços que trazem os clássicos, há uma certa descontração em Agosto, uma divertida recusa em levar-se demasiado à sério, uma tendência a nos passar “rasteiras” cômicas justamente nos momentos que achamos que não há mais espaço para o riso.


Vivendo entre o Rio e Lisboa – onde realiza os estudos do Doutorado na Universidade de Lisboa e onde já montou 5 espetáculos, o mais recente no início de 2017 como coordenador artístico da Escola da Cia Chapitô, por conta de uma encenação de grandes dimensões realizada no Museu Nacional de Arte Antiga, que reuniu mais de 70 jovens artistas de circo –, o diretor André Paes Leme comenta a montagem de Agosto: “Me interessa a complexidade das relações familiares, a intensidade com que depositamos no núcleo familiar tanto um amor inquestionável como também despejamos as angústias e inseguranças das nossas vidas. Textos como esse revelam o quanto imprevisível é o comportamento humano. Cada uma das personagens guarda um segredo, uma tristeza solitária e precisam de uma mudança nas suas vidas. Durante a adaptação, o meu primeiro cuidado foi suavizar o contexto norte americano. O segundo diz respeito ao realismo acentuado proposto pelo autor. Priorizei as situações de conflito e busquei não valorizar ao detalhe a construção do ambiente de cada cena. Esta encenação apresenta um grande desafio. Temos como cenário uma casa e os seus ambientes. A ação passeia por todos os cômodos e a proposta do autor é que o espectador possa ver simultaneamente todos os ambientes. Na nossa concepção as cenas serão sobrepostas. A personagem que está num determinado ambiente estará exatamente ao lado de outra que ocupa outra área da casa. Gradativamente as diferentes cenas vão convivendo no palco. Há uma espécie de múltipla espacialidade que exige uma visão ativa do espectador.”

Ainda que Tracy Letts tenha construído todos os personagens da peça com complexidade e grande relevância para a trama, Violet e Barbara são as suas protagonistas.

Intérprete de Violet, em 2017 a atriz Guida Vianna completou 40 anos de teatro e Agosto é seu retorno aos palcos após três anos dedicados ao áudio-visual, com uma novela, três filmes e duas temporadas da série “Valentins” para o canal Gloob, onde faz a Vovó Reggy. A respeito da sua personagem Guida declara: “A peça conta uma história familiar na extensão de seus conflitos e de seus afetos. E essa família pode servir como espelho reflexivo para qualquer indivíduo. Violet é uma mulher que vive numa situação limite, literal e metaforicamente falando. Literal porque faz quimioterapia para um câncer de boca e talvez sua morte esteja anunciada. Metaforicamente, porque sua família está se desmantelando: o marido sumiu, as filhas só esperam o funeral para partir e a ela só restará permanecer sozinha aos cuidados de uma empregada que ela não conhece. Barbara é a filha preferida porque Violet a julga a mais inteligente e a mais parecida com ela. Os temperamentos parecidos levam as duas a embates frequentes. Violet guarda profunda mágoa de Barbara porque ela não voltou pra casa quando soube do seu câncer, mas voltou quando o pai desapareceu.”

Intérprete de Barbara, a atriz Letícia Isnard comenta: “Barbara é uma mulher forte, que está num momento de total desestabilização. Seu casamento está ruindo, vive em crescente conflito com a filha adolescente, está a muito afastada das irmãs, do pai e bate de frente com sua mãe, Violet. Ela luta para não ter o mesmo destino da mãe: a solidão, consequente de uma personalidade forte, acachapante e agressiva. A tendência de Barbara é ficar igualzinha a Violet. E romper com esse ciclo de infelicidade e violência é também um ato de amor.”

As informações aqui relacionadas são de responsabilidade da produção do evento.

Ingressos disponíveis

Venda online encerrada!
Adquira seus ingressos nos pontos de venda credenciados ou na bilheteria do evento conforme disponibilidade.

FORMA DE RETIRADA / ENTREGA

Retirada na bilheteria no local do evento - AGOSTO - 24/05/2018 - TEATRO MUNICIPAL CARLOS GOMES

Praça Tiradentes S/N, CENTRO, RIO DE JANEIRO - RJ 20060-050

Documentação necessária para retirada dos ingressos

  • Número do pedido.
  • Documento oficial com foto e cpf do titular da compra.
  • Cartão de crédito utilizado na compra.

Instruções de retirada

Somente o titular da compra pode fazer a retirada dos ingressos, mediante apresentação de documento com foto. Para retirada por terceiros, é necessária apresentação de procuração. Para gerar uma procuração, selecione opção Gerar Procuração nas infomações do seu pedido na seção Meus pedidos do Site.

Como cuidamos da sua segurança

Seguindo orientações das Operadoras de Cartão de Crédito, é indispensável a apresentação do cartão utilizado na compra para a retirada do ingresso para conferência de segurança, uma vez que as transações feitas pelas internet não são autenticadas com senha de usuário.

Central de Atendimento Ticketmais

Caso tenha dúvidas ou encontre alguma dificuldade em sua compra, estamos à sua disposição através dos contatos por telefone ou e-mail disponíveis na seção Fale Conosco de nosso site.

As informações do evento estão sujeitas a alterações pelo Organizador do evento. Acompanhe periodicamente a página para se manter informado sobre possíveis mudanças.

TEATRO MUNICIPAL CARLOS GOMES

TEL: (21) 2215-0556
PRAÇA TIRADENTES, S/N
CENTRO
RIO DE JANEIRO / RJ
20060-050

FORMA DE PAGAMENTO

  • 12 x
  • 12 x
  • 12 x
  • 12 x
  • 12 x
  • 12 x

Indique